quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Para que servem afinal as armas das Forças de Segurança???


"O Tribunal Criminal de Loures condenou nesta quinta-feira a nove anos de prisão um militar da GNR local acusado de ter matado um jovem durante uma perseguição policial após um assalto em Santo Antão do Tojal."

Esse militar chama-se Hugo Ernano e durante uma perseguição policial que decorreu após um assalto a uma vacaria,e apos varias tentativas sem sucesso de parar o veiculo em fuga e de ter disparado os tiros de advertência para o ar,atingiu mortalmente de forma acidental um menor que viajava no interior do veiculo em fuga e que tinha sido levado para esse mesmo assalto pelo proprio pai .
O menor de 13 anos ia na carrinha junto com o seu pai, que ja tinha antecedentes criminais pois encontrava-se evadido da prisão, e outros dois homens. O militar desconhecia por completo da presença do jovem na carrinha e evidentemente que apenas disparou com o único intuíto de deter os assaltantes.

Sandro Lourenço, o pai do menor e que o levou o mesmo para o assalto com ele, foi condenado apenas a dois anos e dez meses de prisão.

Conclusão, o verdadeiro culpado de tudo o que ocorreu, a pessoa que levou para um assalto um menor, foi condenado a uma pena irrisória, e brevemente estará na rua pronto para continuar com a sua vida criminosa.
O militar da GNR, que estava tão somente a cumprir o seu dever de combate ao crime, foi condenado a nove anos de prisão e ficou com a sua vida virada do avesso.

Depois de uma sentença como esta ,eu uma simples cidadã,gostava mesmo muito de compreender porque razão então ,entregam uma arma de serviço aos policias e GNR's quando acabam o curso e começam a sua vida profissional ...Se numa perseguição policial não é licito que os mesmos as usem, quando será que as podem usar?quando estiverem caidos sem vida se calhar...

Para que servem então as armas das forças de segurança?

Segundo o tribunal, Hugo Ernano agiu de modo “inadequado e desajustado” e que revelou abuso de autoridade.
Gostava de perguntar aos juízes o que considerariam eles adequado num caso como este? Permitir que os ladrões fugissem?
Para depois ,logo de seguida ser acusado de negligente??pois é...."preso por ter cão e por não ter"!
Vão me desculpar...mas "inadequada e desasjustada" foi a sentença que lhe deram ...e abuso de autoridade demonstraram os jurados ao condenarem muito mais depressa um inocente que um criminoso!!

Mas afinal,é legal ou não que as forças de segurança usem as suas armas para deter os criminosos?
Pois segundo a sentença,parece que a resposta é não
então para que entregam armas de serviço a polícias e GNR's?
Sendo assim ,então não as entreguem...ou então ,que todos os policias e guardas as entreguem!!

1 comentário:

  1. ....... de juízes só têm o nome.....porque ignorante com 2 dedos de testa nunca condenaria o políciaa 9 anos e o ladrão a 2...... isto devia ser levado ao tribunal europeu e como corolário processar os juízes aos mesmo 9 anos de prisão por erro de justiça e abuso de autoridade, pois condenaram com uma pena superior o defensor da lei e da ordem em benefício do causador da desordem pública e responsável pela morte da criança..... PQP (desculpem a linguagem))

    ResponderEliminar